quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MALI: FRANÇA REALIZOU DUAS OPERAÇÕES CONTRA O TERRORISMO NO NORTE

Des blindés français de l'opération Serval.Des blindés français de l'opération Serval. © AFP
Jean-Yves Le Drian, o ministro da Defesa da França, anunciou esta quinta-feira que as forças francesas estacionadas no Mali, desencadearam na noite de quarta-feira para quinta-feira duas operações contra o terrorismo no norte do país.
Questionado por jornalistas do  i> TELE, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse que a operação não foi concluída, acrescentando que os riscos de terrorismo nesta parte de África permanecem importantes.
"Vamos manter mil soldados que são de contra- terrorismo, incluindo esta noite", acrescentou.  "A gente interveio para visar os grupos em reconstituição nos dois teatros de operação, ambos em torno de Timbuktu (oeste) e em Adrar des Ifoghas (na região de Kidal, extremo nordeste)." Segundo o ministro, o balanço da operação Serval contra os grupos armados que ocupam o norte do Mali é "extremamente positivo".
Mais de uma centena de soldados franceses deixaram Timbuktu por via terrestre para o norte da cidade, com o equipamento necessário, disse uma fonte administrativa maliana.  De acordo com uma fonte militar Africana no seio da Minusma, a Missão da ONU no Mali, os meios aéreos e terrestres foram postos no terreno.  "Não é a maior operação militar desde a reconquista das cidades, mas é uma operação militar necessária para que os terroristas não se recomponham ", acrescentou. jeuneafrique.com