sábado, 25 de janeiro de 2014

PORTUGAL JÁ ADMITE GUINÉ EQUATORIAL NA CPLP


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros admitiu a mudança de posição num colóquio em Lisboa, e não em declarações ao Expresso, como por lapso é referido na primeira página do jornal.
A antiga colónia espanhola em Africa, que pediu a adesão à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2010, e que viu a sua pretensão recusada em grande parte devido à resistência de Lisboa, pode vir a ser este ano admitida na organização, por ocasião da cimeira de Julho, em Díli.
O Governo português admite agora uma posição de "apoio empenhado e construtivo"' ao processo, tal como foi assumido pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Luis Campos Ferreira fez estas declarações numa intervenção num colóquio sobre o tema em Lisboa, em Dezembro, e que o Expresso recorda num texto da sua edição impressa, e não em declarações ao jornal, como por lapso é referido na primeira página.
Esta mudança de estratégia do Governo face à entrada na CPLP de um país considerado como uma ditadura, deve-se à posição dos seus parceiros na organização, mais favoráveis à adesão, mas é ressalvada pela condição da Guiné Equatorial dar sinais inequívocos de abertura e empenhamento no cumprimento do programa de ação a que se comprometeu com a CPLP. Expresso