sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

REP. CENTRO-AFRICANA: TRINTA MORTOS E 60 FERIDOS EM TRÊS DIAS EM BANGUI


Bangui, 31/01 - A Cruz Vermelha recolheu "30 mortos e 60 feridos" nos últimos três dias nas ruas de Bangui, a capital da República Centro-Africana, declarou nesta sexta-feira em uma conferência de imprensa um responsável da organização de caridade
O chefe da delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR), Georgios Georgantas, disse estar extremamente preocupado pela deterioração da situação em Bangui e afirmou que o nível da violência não tinha precedentes.
Georgantas pede que as autoridades centro-africanas e a força internacional "assumam as suas responsabilidades" e que a população civil "respeite o emblema da Cruz Vermelha e os funcionários".              
"Quando cruzamos postos de controlo para retirar os feridos, todas as vezes precisamos de longas e árduas negociações para avançar. Isto coloca em risco a vida dos feridos e gera muito estresse para os funcionários", declarou.              
O número de vítimas pode ser ainda mais alto, já que em Bangui muitas famílias enterram elas mesmas os seus mortos ou não podem transferir os feridos a centros de saúde devido à insegurança que reina nalguns bairros.              
A República Centro-Africana está afundada no caos desde Março de 2013, quando os combatentes do Seleka derrubaram o presidente François Bozizé. A violência tomou um aspecto sectário entre cristãos (80% da população) e muçulmanos. Angop