quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CANDIDATO PRESIDENCIAL DA GUINÉ-BISSAU APONTA IRREGULARIDADES NO RECENSEAMENTO


Bissau, 29 jan (Lusa) - Tcherno Djaló, candidato independente à presidência da Guiné-Bissau, apontou hoje o que considera serem "graves irregularidade" no recenseamento em curso no país com vista às eleições gerais de 16 de março.
Após depositar os documentos da candidatura no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Tcherno Djaló disse aos jornalistas que o recenseamento eleitoral "continua com vícios" identificados desde o início do processo, a 01 de dezembro.
"Muitos eleitores foram recenseados sem terem o seu cartão e nem sabem onde e quando vão poder recebê-los", afirmou Djaló, acusando os responsáveis de estarem a trabalhar na base do improviso.
Djaló diz ainda que foram introduzidas "muitas alterações" no processo do recenseamento sem que o Parlamento se tenha pronunciado sobre a legalidade ou constitucionalidade das mesmas, mas escusou-se a especificá-las.
Para Tcherno Djaló, antigo ministro da Educação, grande parte dos agentes de recenseamento têm uma "preparação técnica deficitária", tem havido "sistemática rutura" de materiais de recenseamento e tem sido dado prioridade a certas zonas do país "em detrimento" de outras.
"Tudo isso mostra que há falhas e irregularidades graves, suscetíveis de comprometer a credibilidade das eleições", disse Djaló, que exorta as autoridades a tomarem medidas corretivas e a comunidade internacional a ser vigilante.
"Eu não quero ser um presidente mal eleito", sublinhou Djaló, chamando a atenção para o facto de as irregularidades poderem tirar a transparência e a credibilidade ao processo eleitoral.