quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MOÇAMBIQUE: DETIDOS AGENTES DA PRM ENVOLVIDOS EM CAÇA FURTIVA


rinoceronte-caça
Cinco agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Gaza, estão a contas com as autoridades, indiciados de caça furtiva de rinocerontes.
O director da ordem no Comando Provincial da PRM em Gaza, Francisco Abrau, disse que os agentes são igualmente indiciados de facilitar a aquisição de armas para o abate de animais de grande porte.
Não foi revelada a identidade dos agentes, mas trata-se de três oficiais e dois sargentos, afectos no Comando Provincial de Gaza. Ainda em conexão com este caso, outras quatro pessoas, sendo quatro fiscais da reserva e um curandeiro que alegadamente facilita a prática da caça furtiva.
Sobre os agentes, ainda pesa sobre eles o crime de aluguer de armas de fogo e da viatura da Polícia.

Governador indignado

O governador da província de Gaza, Maurício Diomba, revelou recentemente no seu informe anual que dezenas de moçambicanos perdem a vida no Parque Nacional Kruger, alvejados mortalmente pelo exército sul-africano por caça ilegal de rinocerontes.

Segundo Diomba, pelo menos 30 moçambicanos são mortos por ano no interior do Kruger Park.
Diomba disse ainda que de 2007 a esta parte mais de mil rinocerontes foram abatidos por grupos armados que integram moçambicanos.
“Pelo menos 33 moçambicanos perdem a vida anualmente, no parque nacional Kruger, quando estes sãos surpreendidos pela força sul-africana a praticarem caça furtiva naquela região”, disse.
O Kruger Park, a maior área de conservação de fauna bravia da África do Sul, cobrindo cerca de 20 mil quilómetros quadrados, foi alargado para o interior de Moçambique com a criação de um parque transfronteiriço que inclui a reserva do Limpopo. Fonte:Aqui