segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MOHAMED SAID FOFANA RECONDUZIDO NO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-CONAKRY


Conakry, Guiné (PANA) – O primeiro-ministro guineense cessante, Mohamed Said Fofana(na foto), foi reconduzido sábado à noite nas suas funções, sublinha um decreto do Presidente da República, Alpha Condé, soube a PANA de fonte oficial.

De facto, Alpha Condé aceitou, quarta-feira última, a demissão do chefe de Governo e da sua equipa na sequência da eleição do novo presidente da Assembleia Nacional, Claude Kory Kondiano, membro da Mobilização do Povo da Guiné (RPG, partido no poder).
Nomeado pela primeira vez em dezembro de 2013, pouco após a eleição do Presidente Condé,  Fofana, economista, iniciou domingo consultas para propor ao chefe de Estado a lista do próximo Governo que deverá ser formado esta  semana.
O primeiro-ministro guineense é originário da Baixa Guiné, região que votou largamente a favor do candidato Alpha Condé e nas últimas eleições legislativas de setembro último ganhas pela RPG no essencial das localidades desta província do país que são quatro.
Vários atores da oposição afirmaram recentemente não ter sido consultados para a constituição da próxima equipa governamental que, segundo alguns observadores, poderá, no entanto, integrar quadros da Média Guiné, bastião do líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, no quadro de um ideal de equilíbrio étnico na repartição dos cargos na governação.
FONTE: -0- PANA AC/SSB/FK/DD 20jan2014