quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NANTAM CHEFE DE ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

BIAGUE1
O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou o Major General Biague Nantam ao cargo do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, através do decreto presidencial n°41/2014, publicado está quarta-feira.

A nomeação do antigo Chefe da Casa Militar da Presidência da República como o líder dos militares guineenses, vem na sequência da proposta do Governo submetida ao Chefe de Estado ontem à noite, através de uma decisão tomada na reunião extraordinária do Conselho do Ministro no passado dia 16 do mês em curso.

O novo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biague Na N´tan, anunciou esta quarta-feira, 17 de Setembro, o fim do longo período de turbulência que os guineenses vivem desde há alguns anos.
 
«Nós sabemos que vivemos um período muito conturbado, mas acho que este período já terminou porque estamos a pensar nas melhores condições de vida para os filhos da Guiné-Bissau», referiu Biague Na N´tan.

Numa curta declaração à PNN após a cerimónia da sua tomada de posse, Biague Na N´tan definiu três prioridades durante o seu mandato, nomeadamente a submissão ao poder político democraticamente eleito, a organização das Forças Armadas e a formação de jovens militares.

Durante a cerimónia liderada pelo Presidente da República, José Mário Vaz, estiveram presentes o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, o Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, alguns membros do Governo da Guiné-Bissau e o corpo diplomático acreditado na no país.

Antes da sua tomada de posse, o novo Chefe militar guineense foi promovido pelo Presidente da República a Tenente-general.
 
O novo homem forte das forças armadas passou como comandante da operação da Guarda Fiscal, desempenhou as funções do Vice-Chefe de Estado-Maior do Exercito.
 
Biague Nantam fez estudos militares na antiga União Soviética.