terça-feira, 23 de setembro de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS AFRICANAS PUBLICADAS ATÉ 19H00 DESTA TERÇA-FEIRA

Egipto
Cairo, - Palestinianos e israelistas retomaram nesta terça-feira no Cairo as negociações indirectas sobre uma trégua no longo prazo na Faixa de Gaza, quase um mês depois da assinatura de um cessar-fogo, informou a agência de notícias oficial Mena.
 
Moçambique
Beira,  - Diarreias agudas provocaram dois mortos e dezenas de internamentos em Búzi, no centro de Moçambique, e quase todas as vítimas são provenientes de uma zona invadida pelo mar na cidade da Beira, disse nesta terça-feira à Lusa fonte oficial.
 
Bruxelas, - A União Europeia iniciou o envio de uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) para acompanhar as eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 15 de Outubro próximo em Moçambique, soube-se de fonte oficial.
 
Cabo Verde
Praia,  - A empresa cabo-verdiana de electricidade e água (ELECTRA) de Cabo Verde desmantelou, nos últimos dias, várias redes de furto de energia que alimentavam 182 casas em diversas localidade na ilha de São Vicente, apurou a PANA nesta terça-feira de fonte empresarial.
 
Praia,  - O antigo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, vai chefiar uma missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais de Moçambique, marcadas para 15 de Outubro, apurou a Pana, na cidade da Praia.
 
Libéria 
Monróvia, - O governo da Libéria advertiu que tanto seu país quanto Serra Leoa e Guiné Conakry podem cair novamente numa guerra civil diante da lentidão da resposta à epidemia do Ébola, que já deixou mais de 2.800 mortos na África.
 
Tunísia
Túnis,  - A Embaixada de França na Tunísia apelou aos cidadãos franceses residentes ou os que desejam deslocar-se neste país "a mais de prudência e vigilância" devido a ameaças de morte do Estado Islâmico (Daesh, acrónimo árabe).
 
Guiné-Bissau
Bissau, - O Banco Mundial e o governo da Guiné-Bissau defenderam nesta terça-feira a eliminação de um imposto sobre o caju como a melhor medida para combater a pobreza porque a tributação é muito alta e diminui o rendimento dos agricultores. 
 
Malawi
Maputo,  - A companhia aérea Malawian Airlines vai realizar a partir de Novembro voos regulares para Moçambique, noticia nesta terça-feira a agência de notícias moçambicana AIM.
 
Fonte:Angop