segunda-feira, 29 de setembro de 2014

EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU EM LISBOA ASSINALA DIA DA INDEPENDÊNCIA

Lisboa - No dia dedicado à Independência da Guiné-Bissau,24 de Setembro, a Embaixada do país em Lisboa ofereceu um banquete no Palácio Foz em comemoração da data, com a presença de representações diplomáticas e organizações internacionais sediadas na capital portuguesa.
 
Marcaram presença o Núncio Apostólico, os embaixadores dos países da CPLP, embaixadores multilaterais, Presidentes de algumas Câmaras Municipais e Juntas de freguesias com mais ligação à Comunidade guineense, autoridades militares e para-militares portuguesas, empresários guineenses, portugueses e de outras nacionalidades. A própria Comunidade radicada em Portugal foi notória e expressiva.

No início da cerimónia o Encarregado de Negócios Mbala Fernandes, no seu discurso de abertura da cerimónia, começou por agradecer às autoridades pelo apoio prestado?? durante o período pós -12 de Abril e no decorrer do processo eleitoral, estendendo o seu agradecimento às Câmaras Municipais e às associações guineenses que contribuíram para a realização do pleito eleitoral.
Mbala Alfredo Fernandes aproveitou ainda para confirmar que a Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa está a evidenciar cada vez mais esforços com vista a responder às demais solicitações da Comunidade guineense, citando ainda o apelo do Presidente da República no seu discurso à Nação, no âmbito da comemoração do dia 24 de Setembro.

Ainda no relevo deste mês, de grande importância para os guineenses, a Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa organizou duas outras actividades, começando por uma conferência a 10 de Setembro sob o tema, «Visão Histórica do Reconhecimento de Facto da República da Guiné-Bissau pelo Estado Português», que contou com oradores como o Engenheiro Mário Cabral, o Coronel Carlos de Matos Gomes, o Professor Doutor Eduardo Costa, e o Doutor Eduardo Monteiro como moderador.

Posteriormente, alusivo ao 12 de Setembro, data de nascimento do Amílcar Cabral, simbolizou-se a data com uma visita e oferenda de materiais escolares às crianças da Associação Unida Cultural da Urbanização Municipal dos Terraços da Ponte (Quinta de Mocho), gesto agradecido pela associação e Comunidade local. Fonte: Aqui