domingo, 28 de setembro de 2014

22 MORTOS DOIS DIAS DE LUTO NACIONAL NA GUINÉ-BISSAU APÓS ACIDENTE COM MINA

O governo da Guiné-Bissau decretou dois dias de luto nacional, domingo e segunda-feira, em memória dos 22 mortos na explosão de um veículo de transporte coletivo que na sexta-feira terá passado sobre uma mina, disse hoje(27 Set) à Lusa fonte governamental.
 
O acidente aconteceu a meio da tarde no caminho entre as povoações de Bissorã e Cheia, no interior do país.
 
De acordo com o balanço mais recente, o número de mortos ascende já a 22 e continua a haver feridos em estado grave no Hospital Simão Mendes, em Bissau.
 
O executivo reuniu-se hoje em conselho de ministros extraordinário dedicado ao desastre e para além de decretar dois dias de luto nacional decidiu também criar uma comissão de inquérito, presidida pela ministra da Justiça, Carmelita Pires, para averiguar as causas do acidente.
 
Segundo a mesma fonte, o veículo ter-se-á desviado do caminho em terra batida por estar muito degradado, devido às chuvas, e ao tentar encontrar melhor piso ativou uma "mina antitanque reforçada".
 
O dispositivo deverá ter sido colocado há mais de 40 anos, durante a guerra pela independência, sendo a terceira vez que uma explosão deste género acontece naquela zona, referiu a mesma fonte.
 
Foi uma área em que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) "atuou fortemente" durante o conflito, acrescentou.
 
Eventuais medidas para tratar o problema serão discutidas depois de conhecido o relatório da comissão de inquérito, cujo trabalho será feito "com urgência".
 
O executivo decidiu ainda criar uma comissão de solidariedade para apoiar os familiares das vítimas que será presidida pela ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Bilony Nhassé. Fonte: Aqui

Leia também: Guiné-Bissau Autoridades inspecionam local de acidente que matou 21 pessoas