sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MISSÃO INTERNACIONAL DÁ NOTA POSITIVA A NOVO AMBIENTE POLÍTICO NA GUINÉ-BISSAU

Uma missão conjunta de organizações internacionais que este mês visitou a Guiné-Bissau considera positivo o ambiente político de conciliação que existe depois das eleições deste ano, referiu à Lusa o representante da União Africana no país.

Em conferência de imprensa, hoje, para apresentação do resultado dos encontros e da avaliação feita pela missão, Ovídeo Pequeno disse terem constatado, ao nível político, a preocupação do governo para a criação de um ambiente propício ao diálogo e ao processo de reconciliação nacional.
 
Ovídio Pequeno adiantou que, além da discussão com o executivo sobre o seu programa de emergência, já aprovado no parlamento, bem como sobre o de contingência e de longo termo, a missão abordou igualmente com autoridades nacionais a questão da Comunidade Economia dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), particularmente em relação à sua Missão Militar no país – ECOMIB.
 
De acordo com este representante da UA para o país, a missão entende que as autoridades nacionais é que devem decidir sobre o futuro dessa força africana na Guiné-Bissau e que a Comunidade Internacional aguarda com atenção o que for decidido.