sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS AFRICANAS PUBLICADAS ATÉ 19H00 DE HOJE

Uganda
Kampala, - O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, anunciou, nesta sexta-feira, a demissão do primeiro-ministro Amama Mbabazi.
"Em virtude dos poderes conferidos ao Presidente e em virtude dos artigos da Constituição, decidi nomear com efeito imediato Ruhakana Rugunda como novo primeiro-ministro", declarou o Presidente ugandês.
 
Etiópia
Cairo, - O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, e a presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, reuniram-se quinta-feira em Addis Abeba (Etiópia) para abordar a contribuição da CAF para a realização da “Agenda 2063”, a visão da organização continental para os próximos 50 anos.
 
Cidade da Praia,  - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, afirmou nesta quinta-feira na cidade da Praia que o maior desafio e prioridade do país é a criação de emprego, mas defendeu que deve ser responsabilidade de todos, desde Estado, municípios, partidos políticos, sector privado, empresas a sociedade civil. 
 
Cabo Verde
Cidade da Praia,  - O Governo cabo-verdiano está a preparar um plano de contingência para fazer face aos efeitos de um eventual mau ano agrícola, confirmou, nesta sexta-feira, à Inforpress a ministra do Desenvolvimento Rural do país, Eva Ortet.
 
Serra Leoa  
Freetown,  - Os seis milhões de habitantes de Serra Leoa estavam nesta sexta-feira confinados durante uma campanha de três dias contra a epidemia de Ébola, uma medida drástica das autoridades para lutar contra este vírus, escreve Mac Johnson para a AFP.
 
Moçambique
Maputo - A ex-primeira-ministra moçambicana, Luísa Diogo, foi nomeada esta semana chefe do Comité de Sábios da União Africana (UA), um painel de consulta que congrega "personalidades africanas muito respeitadas, informa nesta sexta-feira o jornal Notícias. ANGOP