quarta-feira, 24 de setembro de 2014

“TRANSPORTAR A ENERGIA ELÉTRICA DE KALETA É MAIS BARRATO QUE CONSTRUIR BARRAGEM EM SALTINHO”

António Samba Baldé
 
GRANDE ENTREVISTA:
O técnico da energia elétrica, Eng. António Samba Baldé, disse, na rubrica da grande entrevista do jornal “O Democrata”, que “transportar a energia elétrica de Kaleta (Guinée-Conakri), é mais barato, em lugar de construir a barragem em Saltinho (sul do país).
 
Este especialista da energia afirmou ainda que em termos económicos e humanos o transporte da corrente elétrica a partir da barragem de Kaleta (Guiné-Conacri) vai custar ao país menos, em vez de construir uma barragem própria que carretará mais custo ao país, uma vez que vai-se precisar de construir reservatórios de água para injetar as tribunas na época da seca e estes têm elevados custos, entre outros.
 
Nesta entrevista com este técnico da energia, igualmente líder de uma formação política na oposição, ao falar daquilo que motivou o Presidente JOMAV a libertar os presos militares envolvidos no caso 21 de Outubro, disse que “se houver ainda alguma coisa subjacente no gesto, então ele acha que a ideia não está correta. Porque a libertação dos detidos é da responsabilidade dos tribunais”.
 
Democrata (D): A cidade de Bissau registou um pouco de melhoria em termos da energia eléctrica fornecida pela Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) nos últimos dois meses. Mesmo assim alguns bairros da capital continuam a deparar-se com a falta da energia, como também a própria empresa que continua a confrontar-se com problema de redes de distribuição. Acha que neste ritmo de funcionamento a empresa está em condições de fornecer a corrente eléctrica para toda a cidade, incluindo algumas cidades periféricas da capital?
 
António Samba Baldé (ASB): Acho que hoje não deveriamos falar da energia eléctrica, porque estamos em pleno século XXI. Na verdade, houve certa melhoria em algumas zonas da capital Bissau no que diz respeito a fornecimento deste bem indispensável numa sociedade. Para mim, isso não foi o objectivo principal da empresa, ou então, dos sucessivos governos que passaram neste país. O objectivo era de levar a corrente eléctrica para todo o país, mas não apenas para alguns bairros da cidade de Bissau.
 
A corrente eléctrica não só vai nos permitir estar em competitividade a nível sub-regional, mas também a nível nacional vai-nos permitir ter mais capacidade de produção e ao mesmo tempo trabalhar para desenvolver a nossa terra. Agora respondendo a sua pergunta, se neste ritmo a empresa estará em condições de fornecer a energia para toda a cidade de Bissau, incluindo algumas cidades periféricas, sinceramente digo que nestas condições, em que a empresa está a funcionar, é impossível fornecer a energia para toda a cidade de Bissau, e muito menos para algumas cidades próximas da capital. Leia mais