quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS AFRICANAS PUBLICADAS ATÉ 19H30 DESTA QUARTA-FEIRA

Moçambique
Maputo,  - Duas unidades hospitalares vão ser construídas até 2017 na província de Sofala, no centro de Moçambique, anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde (MISAU). 
 
Maputo,  - A Matchedje Motor, empresa de capitais moçambicanos e chineses, colocou nesta quarta-feira no mercado a primeira viatura montada em Moçambique, o Matchedje, num lote de 100 carros todo-o-terreno à venda por 15 mil euros, cada.
 
Líbia/Luxemburgo
Luxemburgo,  - O Tribunal Geral da União Europeia (TGUE) anulou as sanções adoptadas pelo bloco contra um primo do ex-líder líbio Muammar Kadhafi, deposto e falecido em 2011, indicou nesta quarta-feira o tribunal em um comunicado.
 
Cabo Verde
Cidade da Praia,  - Os Estados Unidos vão disponibilizar 385 mil euros a 23 instituições cabo-verdianas, públicas e privadas, que desenvolvem projectos nos domínios da justiça, educação, formação profissional e actividades geradoras de rendimento, indica esta quarta-feira uma nota oficial.
 
Congo
Brazzaville, - A Polícia congolesa anunciou nesta quarta-feira ter expulso para o Mali a jornalista Sadio Kanté por alegada falta de autorização de residência, enquanto esta última afirma ser de nacionalidade congolesa e denuncia uma manobra do poder para a isolar.
 
Líbia
Benghazi, - Oito pessoas, incluindo quatro militares dos quais dois oficiais superiores do Exército líbio, foram abatidas terça-feira por desconhecidos em actos separados na cidade de Benghazi (leste), palco de violentos confrontos armados e de uma onda de assassinatos, indicaram fontes médicas.
 
Togo
Lomé, - Os Estados Unidos ofereceram ao Togo equipamento militar no valor de oito milhões de dólares americanos (USD1.00 equivale a Kz 100.00), ou seja cerca de quatro biliões de francos CFA, para ajudar o país no quadro da manutenção da paz no Mali onde o Togo tem forças de segurança e militares, soube a PANA terça-feira de fontes oficiais em Lomé.
 
Sudão
Cartum, - A Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) e União Africana  em Darfur (MINUAD) saudou a condenação judicial dos agressores dos soldados de manutenção da paz do sexo feminino no Darfur-Norte, notando que esta  é a primeira vez que um assaltante é  julgado em tribunal.
 
Mali
Tobrouk, - O Parlamento líbio exprimiu a sua profunda preocupação face à situação "desastrosa" na zona de Ouerchefana (sudoeste de Trípoli), palco de violentos confrontos armados há mais de duas semanas que poderão provocar uma catástrofe humanitária. Angop