sábado, 20 de setembro de 2014

FRANCESES TESTAM ANTIVIRAL JAPONÊS CONTRA O ÉBOLA NA GUINÉ-CONACRI EM NOVEMBRO

O Instituto francês de Saúde e Investigação Médica  (Inserm) vai testar o antiviral japonês favipiravir (Avigan), um dos tratamentos  experimentais contra o vírus Ébola, na Guiné-Concacri, no próximo mês de novembro, segundo um dos especialistas.
 
O ensaio clínico vai começar, no início de novembro, com cerca de 60  doentes na Guiné, precisou Jean-François Delfraissy que dirige o Instituto  de Microbiologia e Doenças Infecciosas do Inserm, numa entrevista publicaDa  hoje no jornal Le Monde.  
  
"Vamos testar o efeito de dosagens elevadas desta molécula sobre o homem,  os seus efeitos sobre a carga viral e a  mortalidade", acrescentou.  
  
Não existe atualmente nenhum tratamento homologado para lutar contra  o vírus Ébola que atinge atualmente, de forma violenta, quatro países da  África ocidental, no pior surto registado desde sempre.  
  
Existem diversos tratamentos experimentais em todo o mundo, mas estes  produtos não estão, geralmente, disponíveis, em grandes quantidades.  
  
Entre estes encontra-se o favipiravir, um antiviral contra a gripe homologado  em março pelo Japão, mas que pode ter também efeitos sobre o Ébola, apresentando  como principal vantagem o facto de poder ser administrado sob a forma de  comprimidos, mais fáceis de usar em zonas com infraestruturas de saúde precárias. 
  
Um porta-voz da empresa japonesa Toyama Chemical, uma filial da Fujifilm,  que desenvolveu o antiviral, assegurou em agosto que as reservas eram suficientes  para mais de 20 mil pessoas.  
Lusa