sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ISABEL DOS SANTOS É A EMPRESÁRIA MAIS PODEROSA DE ÁFRICA, DIZ A AFRICAN BUSINESS REVIEW

A African Business Review publicou uma lista das Dez Mulheres de Negócios mais influentes e poderosas em África. No primeiro lugar, está Isabel dos Santos.
 
Destacando que África tem cada vez mais empreendedoras na área dos negócios, e que é difícil escolher as melhores, a African Business Review avança, ainda assim, com uma lista das empresárias que lhe parecem ser as de topo.
 
Em décimo lugar, está a camaronesa Vera Songwe, diretora do Banco Mundial para Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia. Em nono, Wendy Ackerman, diretora não-executiva da rede de supermercados líder na África do Sul, a Pick 'n' Pay. Em oitavo, surge Hadeel Ibrahim, diretora executiva e fundadora da Fundação Mo Ibrahim, e, em sétimo, Sibongile Sambo, com vários graus de formação no seu currículo e fundadora e diretora da SRS Aviation (a primeira empresa de aviação 100% detida por uma mulher africana). A fechar a segunda metade da lista, em sexto lugar está Monica Musonda, advogada inglesa defensora da Zâmbia, que foca o seu trabalho em levar nutrição acessível ao mercado sul-africano através de sua empresa de processamento de alimentos.
 
O ‘top 5’ começa com Bridgette Radebe, presidente executiva da Mmakau Mining, que extrai platina, ouro e cromo na África do Sul. Em quarto lugar, surge Rapelang Rabana, uma jovem empresária sul-africana, cofundadora da Yeigo Communications com apenas 23 anos (a Yeigo foi uma das primeiras empresas no mundo a oferecer serviços VoIP – Voice-Over Internet Protocol para telemóveis).
 
No ‘top 3’, Eva Muraya, CEO e fundadora da Brand Strategy and Design Ltd, em terceiro, e, em segundo lugar, Hajia Bola Shagaya, a empresária mais rica da Nigéria, com participações e interesses no petróleo, na banca, na comunicação, na fotografia e no imobiliário.
 
No topo desta lista, como referido, está Isabel dos Santos. A African Business Review chama-lhe “uma empresária astuta” e lembra que “detém o título de ser a primeira bilionária do sexo feminino de África, além de ser a filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos”. A publicação diz que Isabel dos Santos “sempre demonstrou um talento empreendedor, tendo criado o seu próprio restaurante, chamado Miami Beach, com apenas 24 anos”. Com diploma em engenharia, “rapidamente deixou a sua marca no mundo dos negócios através dos seus interesses em vários setores, incluindo banca, televisão, empresas de media” e telecomunicações. Fonte: Aqui