segunda-feira, 29 de setembro de 2014

COMISSÃO DA CEDEAO LAMENTA MORTE DE MARGARET VOGT


Abuja, Nigéria (PANA) - A Comissão da CEDEAO anunciou ter recebido com profundo pesar a notícia da morte, em Nova Iorque, de Margaret Vogt(foto), representante especial do Secretário-Geral da ONU na República Centro-africana (RCA), de acordo com um comunicado de imprensa da instituição  transmitido no fim de semana à PANA, em  Abuja.

O comunicado indica que o presidente da Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Kadrè Désiré Ouédraogo, "deseja expressar sua tristeza na sequência da morte desta ícone africana e apresenta sinceras condolências à sua família".

Vogt foi uma das pioneiras da África Ocidental na promoção da paz e da segurança, sublinha a nota descrevendo a falecida como uma  universitária e diplomata envolvida na defesa da causa das mulheres e da construção da paz na África Ocidental.

Ela contribuiu de maneira significativa à elaboração de quadros normativos da CEDEAO para a prevenção de conflitos, a democracia e a boa governação, publicando vários livros sobre estes temas, revela o documento.

Segundo ainda o comunicado, ela também mobilizou as populações na  base,  os atores nacionais e regionais para que se envolverem  na implementação prática das estratégias de construção da paz, e distinguiu-se nas  missões de alto nível realizadas pela União Africana (UA) e pelas Nações Unidas (ONU).

A Comissão reconheceu o grande vazio criado pela perda de Vogt e reza pelo descanso da sua alma, desejando que o afluxo de testemunhos sobre as suas ações confortará a família. Fonte: Aqui