sexta-feira, 19 de setembro de 2014

GOVERNO DISCUTE REFORMA NAS MISSÕES DIPLOMÁTICAS

O Governo iniciou a apreciação do documento denominado “Proposta de reforma nas missões diplomáticas e postos consulares da Guiné-Bissau”.

O documento foi apresentado esta quinta-feira em conselho de Ministros, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Mário Rosa da Lopes.
 
Depois de discutido conclui-se que o documento enquadra-se na perspetiva global da redinamização da política externa e da integração regional plasmado no programa do Governo, como um dos seus eixos prioritários.

 Todavia, o plenário governamental recomendou ao chefe da diplomacia guineense a considerar as sugestões apresentadas para o enriquecimento do mesmo documento.
 
Em comunicado, o governo diz ter aprovado o acordo-quadro de cooperação entre a República Bolivariana de Venezuela e a Guiné-Bissau e protocolo facultativo do pacto internacional sobre os direitos económicos, sociais e culturais.
 
De acordo com o mesmo documento o Conselho de Ministros decidiu atribuir ao secretário de Estado dos Transportes e Comunicações a responsabilidade de negociar e concluir o processo de licenciamento dos telemóveis da terceira geração.

 Ficou igualmente decidido que João Bernardo Vieira encete diligências com vista a implementação do processo de amarração do cabo submarino, enquanto pressuposto fundamental para a inovação e o uso de uma tecnologia mais adequada para as comunicações na Guiné-Bissau.