segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS AFRICANAS PUBLICADAS ATÉ AS 19H30

Senegal
Dakar, - A terceira feira económica da integração oeste-africana vai realizar-se de 23 de Outubro a 2 de Novembro próximos em Dakar, soube-se junto dos organizadores na capital senegalesa.
 
Dakar, - O Conselho de Administração do Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) deve reunir-se de 24 a 26 de Setembro corrente na capital sudanesa, Cartum, sob a liderança do seu presidente, Yousif Bin Ibrahim AI Bassam, anunciou a instituição num comunicado enviado nesta segunda-feira à PANA em Dakar.
 
Quénia
Nairobi, - O embaixador dos Estados Unidos no Quénia, Robert Godec, entregou nesta segunda-feira três barcos motorizados no valor de 67 milhões e 415 dólares americanos (USD 1.00 equivale a Kz 100.00) aos condados quenianos de Siaya, Homa Bay e Busia com vista a reforçar a saúde e os recursos humanos neste país da África Oriental.
 
Mali
Bamako, - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, concedeu amnistia a 750 prisioneiros de direito comum, cujas penas foram reduzidas ou anuladas, por ocasião da celebração nesta segunda-feira do 54º aniversário da ascensão do Mali à independência.
 
África do Sul
Cidade de Cabo,  - O Vice-Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, deve voltar a Maseru, capital do Lesotho, nesta segunda-feira, no quadro da sua missão de mediação regional destinada a restabelecer a paz, a estabilidade e a democracia neste pequeno país da África Austral.
 
Congo
Brazzaville,  - As eleições senatoriais terão lugar a 12 de Outubro próximo em seis departamentos do país para renovação de mandatos, de acordo com um decreto presidencial publicado segunda-feira em Brazzaville.
 
Burundi
Bujumbura,  - Os Estados Unidos da América vão conceder 10 milhões e 500 mil dólares americanos (USD 1.00 equivale a KZ 100.00) para apoiar a organização das eleições gerais previstas para 2015 no Burundi.
 
Guiné-Bissau
Bissau, - Um conjunto de 32 rádios e quatro televisões comunitárias da Guiné-Bissau vão difundir a partir desta segunda-feira uma campanha de prevenção da epidemia de Ébola, da qual o país continua livre, anunciou a associação Acção para o Desenvolvimento (AD). 
 
África do Oeste
Genebra,  - A epidemia de Ébola causou 2.793 mortos na África Ocidental, em 5.762 casos registados, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) com data de 18 de Setembro e publicado nesta segunda-feira.