domingo, 30 de novembro de 2014

CIMEIRA DA FRANCOFONIA ABRE NA CAPITAL SENEGALESA

 
A XV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) começou neste sábado, em Dakar, a capital do Senegal, na presença de 40 chefes de Estado e de governo.
 
Discursaram durante a cerimónia de abertura o Presidente senegalês, Macky Sall, o secretário-geral da OIF cessante, Abdou Diouf, e o chefe de Estado da RDC, Joseph Kabila, Presidente em exercício da organização.
 
A reunião, que vai durar dois dias, será marcada pela eleição de um novo secretário-geral para suceder a Diouf, ex-Presidente do Senegal, que ocupa o posto desde 2002.
 
Os cinco candidatos já declarados ao cargo de secretário-geral da OIF são a canadiana Michaelle Jean, o maurício Jean-Claude de l'Estrac, o antigo Presidente do Burundi Pierre Buyoya, o diplomata congolês Henri Lopes e Augustin Nze Nfumu, da Guiné Equatorial.
 
A cimeira decorre sob o lema «Mulheres e Jovens na Francofonia: Vetores de Paz, Atores de Desenvolvimento». Foi precedida por vários encontros preparatórios, nomeadamente a reunião do Conselho Permanente da Franconia (CPF) e a Conferência Ministerial realizada quarta e quinta-feira para determinar a agenda da cimeira.
 
Os chefes de Estado e de governo vão discutir, entre outros, o quadro estratégico relativo às grandes orientações da Francofonia para os próximos oito anos, o balanço dos compromissos assumidos durante a última Cimeira da OIF realizada em Kinshasa, na RDC, bem como a Declaração Final e as resoluções da reunião de Dakar. Fonte: Aqui