terça-feira, 25 de novembro de 2014

MEMBROS DO BUREAU POLÍTICO ATACAM LIDERANÇA DE SIMÕES PEREIRA

 
Os membros do Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), proferiram duras críticas ao estilo de liderança do actual presidente do partido e igualmente Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira. Na última reunião desse orgão, apesar da agenda da eleição dos membros do Secretariado Nacional, outros temas estiveram em cima da mesa.
 
A fonte no partido liberador garante que as críticas giraram
 a volta do estilo de liderança do DSP que alguns não hesitaram de qualificar de clientelista com tendência ao autoritarismo.
 
Durante o encontro, nota o informador do jornal O Democrata, houve duas correntes que atacaram claramente ao DSP. A primeira é dirigida por Aristides Ocante da Silva (ex-ministro da Função Pública) e a segunda encabeçada por Braima Camará, candidato derrotado no último congresso do partido em Cacheu face ao próprio DSP.
 
O nosso interlocutor adianta ainda que alguns veteranos dirigiram “fortes críticas” ao líder do partido sobretudo a sua amizade com o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins.

“Alguns até questionaram ao DSP as razões que motiveram a escolha desse senhor para o Ministério de Economia e Finanças enquanto existem quadros competentes no partido para o mesmo cargo”, conta a fonte, uma clara alusão à polémica suscitada pelo alegado aumento de subsídios aos parlamentares na sequência de uma alegada promessa do titular das Finanças.
 
O assunto de subsídios dos parlamentares não espacou a abordagem do orgão dirigente do PAIGC. A atitude do líder da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, foi igualmente alvo de críticas da parte dos seus colegas que condenaram a forma como a questão veio ao público. De acordo com o mesmo informador, o presidente do PAIGC esclareceu as suas actuações em diferentes assuntos de governação, e terá reconhecido falhas e promoteu corrigir a sua forma de cooperar institucionalmente com os demais poderes.
 
A fonte d’O Democrata explicou que a reunião decorreu num clima de total franqueza, concluindo que as pessoas exprimiram tudo quanto tinham para exprimir. No encontro, Wasna Papai Danfa foi proposto como vice-líder da banca parlamentar do PAIGC.
 
Por: Redação