quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO DESK ÁFRICA ATÉ 18H00 DE HOJE

Burkina Faso
 
Ouagadougou, - O primeiro-ministro de transição no Burkina Faso,  tenente-coronel Yacouba Isaac Zida, apelou quarta-feira à noite aos seus compatriotas para o trabalho, a reconciliação e contribuição de cada um sem cálculos egoístas.
 
Ouagadougou - O partido do ex-presidente Blaise Compaoré, três semanas após a sua queda, reconheceu na quarta-feira ter cometido "um erro de apreciação" ao prosseguir com o seu projecto de revisão da Constituição, que deveria permitir a manutenção do seu líder no poder.
 
RD Congo
 
Kinshasa-Uma coluna de polícias da Missão da ONU na República Democrática do Cngo, foi atacada por homens armados não identificados no leste do país, indicaram às Nações Unidas, sem deplorar vítimas, noticiou a AFP.
 
Mauritânia
 
Nouakchott, - O Presidente senegalês, Macky Sall,  enviou uma mensagem ao seu homólogo mauritaniano, Mohamed Ould Abdel Aziz, ligada ao reforço da cooperação e das relações de fraternidade entre os dois povos irmãos, noticiou a Agência Mauritaniana de Notícias (AMI).
 
África do Sul
 
Cidade do Cabo, - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, o seu antecessor, Thabo Mbeki, e o seu antigo Vice-Presidente, Kgalema Motlanthe, fazem parte de um grupo de personalidades que vão exprimir-se durante uma reunião histórica sobre o racismo organizada nesta quinta-feira pelo Global Watch, em Joanesburgo.
 
Joanesburgo, - A sul-africana SacOil está a preparar a construção de um gasoduto em Moçambique para enviar o gás até à África do Sul, disse o presidente executivo da empresa, Thabo Kgogo, em entrevista à Bloomberg.
 
Joanesburgo - A caça ilegal de rinocerontes na África do Sul atingiu um número recorde de mil e 20 animais abatidos por caçadores desde o início do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo ministério sul-africano do Ambiente.
 
Tunísia
 
Túnis,  - A Argélia reafirmou o seu compromisso a favor da posição africana comum sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, denominado Consenso de Ezulwini, segundo um comunicado publicado pelo Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros.
 
África
 
Nova Iorque - A ONU considera que as altas taxas de crescimento em África não reflectem uma transformação social e económica, deixando o continente dependente das matérias-primas e dos recursos naturais, e com grandes desigualdades sociais. 
 
Nova Iorque - O Conselho de Segurança da ONU incluiu nesta quarta-feira o grupo jihadista líbio Ansar Asharia na sua lista de organizações terroristas pelo seu vínculo com a Al-Qaeda, ressaltaram fontes diplomáticas em Nova Iorque.
 
Serra Leoa
 
Freetown - Um médico cubano foi contaminado com o vírus Ébola na Serra Leoa e será levado para Genebra, anunciou nesta quarta-feira o chefe da delegação de Cuba, país que enviou um grupo de 165 profissionais da Medicina ao país africano para combater a epidemia.
 
Marrocos
 
Marrakech-A cidade marroquina de Marrakech acolhe desde quarta-feira, a quinta edição da Cúpula global de empreendedorismo (GES2014), que decorre sob o lema "Aproveitar o potencial da tecnologia para a inovação e empreendedorismo".
FONTE: AQUI