terça-feira, 25 de novembro de 2014

CINCO CANDIDATOS AO POSTO DE SECRETÁRIO-GERAL DA FRANCOFONIA

Dakar, Senegal (PANA) Cinco candidatos estão a competir para suceder a Abdou Diouf no posto de secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) no termo da XV cimeira da referida instituição a decorrer de 29 a 30 de novembro corrente em Dakar.

A informação foi prestada segunda-feira à noite em conferência de imprensa em Dakar pelo ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Mankeur Ndiaye.

Trata-se de Michaell Jean do Canadá, de Jean-Claude de l’estrac das ilhas Maurícias, de Pierre Buyoya do Burundi, de Henri Lopes do Congo e de Augustin Nze Nfumu da Guiné Equatorial, de acordo com o chefe da diplomacia senegalesa.
Mankeur Ndiaye indicou, por  outro lado, que três países, designadamente o México, o Kosovo e a Costa Rica, desejam beneficiar do estatuto de observadores junto da OIF,  enquanto Madagáscar depositou a sua candidatura para albergar a XVI  cimeira da Francofonia.  

Segundo o programa da XV cimeira da Francofonia, a 93ª reunião do Conselho Permanente da Francofonia (CPF)  realiza-se nesta terça-feira e agrupa conselheiros dos chefes de Estado e de Governo encarregues da Francofonia.

Para 26 a 27 de novembro corrente, está prevista uma conferência ministerial da Francofonia que examinará a Declaração e as resoluções que forem submetidas aos chefes de Estado e de Governo.

O encontro abrirá a via para à cimeira propriamente dita da OIF que decorrerá sob o lema "Mulheres e Jovens em Francofonia : Vetores de Paz, Atores de Desenvolvimento».

Segundo o presidente do Comité Científico, El Hadj Hamidou Kassé, o fórum permitirá ao Senegal posicionar-se no mercado internacional graças à construção dum Centro Internacional de Conferências de Dakar (CICD).