sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU EXONERA MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA


Bissau, 28 nov (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou hoje o ministro da Administração Interna, Botche Candé, através de decreto presidencial.
No documento, o chefe de Estado guineense não esclarece os motivos da exoneração e apenas refere que tal resulta do facto de Botche Candé ter pedido a sua saída do governo ao primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
O cargo de ministro da Administração Interna será exercido de forma interina pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, adianta ainda o decreto.

Leia também:
O ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau Botché Candé foi exonerado das suas funções hoje, 28, pelo Presidente da República, como nos conta o correspondente da Voz da América em Bissau Lassana Cassama.
 
Segundo fontes da VOA em Bissau este caso pode vir a ter desenvolvimentos, também, a nível das relações entre a Guiné-Bissau e o vizinho Senegal, cujas autoridades sempre disseram que os rebeldes da Casamansa desenvolviam acções no território guineense, o que foi sempre negado pelos diversos governos da Guiné-Bissau.
 
Recorde-se que a comitiva governamental liderada pelo ministro guineense da Administração Interna Botché Candé, que visitava a zona norte do país no passado fim-de semana, foi alvo de uma embocada e interceptada por um dos grupos rebeldes de uma das facções do Movimento da Frente Democrática de Casamansa (MFDC), que opera naquela zona. Fonte: VOA-Ouvir