sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ARMAS NAS MÃOS DE CIVIS PREOCUPAM AUTORIDADES CABO-VERDIANAS

Um estudo realizado pela Comissão Nacional de Controlo de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre de Cabo Verde (Comnac) concluiu que há cerca de seis mil armas nas mãos de civis, um número que preocupa as autoridades do país que tem a violência urbana como um dos grandes problemas do arquipélago.
 
Uma campanha de recolha voluntária de armas durante seis meses conseguiu recuperar apenas seis armas e teme-se que as restantes estejam em mãos de delinquentes.   
 
A violência urbana foi considerada tanto pelo Presidente da República como pelo primeiro-ministro de Cabo Verde um problema de urgente resolução, mas, ao contrário do que pretendem as autoridades, o fenómeno aumenta sem parar.
 
“Não há segurança, a polícia fica apenas a passear nas ruas ou dentro dos carros, a polícia deve deixar as ruas e entrar nos bairros, nos becos… não há segurança em nenhuma ilha, temos até medo de sair à rua”, dizem os populares que pedem uma maior resposta das autoridades.
 
Especialistas afirmam que o fácil acesso  a armas, importadas ou de fabrico caseiro, está na origem de grande parte dos crimes que ocupam as primeiras páginas dos noticiários e jornais.
 
Um estudo realizado pela  Comnac concluiu que há cerca de seis mil armas nas mãos de civis, um número que preocupa as autoridades do país que tem a violência urbana como um dos grandes problemas do arquipélago, segundo Jaqueline Semedo, da Comissão.
 
Uma campanha realizada durante seis meses este ano recuperou apenas vinte armas, um número claramente irrisório. Para os especialistas, este número pode indicar que as demais estão nas mãos de delinquentes que quiserem aproximar-se das autoridades.
 
Jaqueline Semedo acredita que a prevenção é ainda a melhor forma de reduzir o  número de armas ilegais nas mãos de civis.
 
Por isso, tem desenvolvido campanhas de esclarecimento, assinou protocolos com organizações da sociedade civil, elaborou um manual de procedimentos com legislação sobre armamento em Cabo Verde, tem realizado muitas acções de formação da polícia.
 
A Comnac desenvolveu uma base de dados para o registo das armas em Cabo Verde. Fonte: Aqui