Lisboa – A empresaria angolana Isabel dos Santos, perdeu o estatuto de mulher mais rica de África. A revelações veem da revista “Venture África” que na sua ultima edição publicou uma lista actualizada das maiores fortunas africanas do ano de 2014.
Fonte: Club-k.net/theguardian
Segundo a “Venture África”, a filha do Presidente José Eduardo dos Santos que tem a fortuna avaliada em 3, 5 bilhões de dólares, perdeu o referido estatuto para a empresaria nigeriana Folorunsho Alakija cuja fortuna está avaliada em 7, 4 bilhões de dólares.
Folorunsho Alakija que “usurpou” o estatuto de Isabel dos Santos tem negócios no ramo dos petróleos e gás. Ela se tornou também na mulher negra mais rica do mundo, um estatuto que até pouco tempo estava com a apresentadora americana Oprah Winfrey.
O mais rico de África, segundo a revista “Venture África” é o nigeriano Aliko Dangote com uma fortuna estimada em 25 biliões de dólares sendo o segundo o seu compatriota Mike Adenuga com a fortuna avaliada em 8 biliões de dólares. Este ultimo a semelhança de Isabel dos Santos, investe nas telecomunicações. É o proprietário da companhia Globacom que tem mais de 30 milhões assinantes no oeste de África.
Já Isabel dos Santos que agora é a segundo mulher mais rica do mundo iniciou os seus negócios vendendo ovos, quando ainda tinha 6 anos de idade. Na década de 90 abriu um restaurante “Miami Beach”, em Luanda, e mais a frente investiu em bancos e em outras participações no estrangeiro. A sua empresa UNITEL é a que ultimamente se tem mais internacionalizado.