quarta-feira, 19 de novembro de 2014

COSTA DO MARFIM: EX-REBELDES PARALISAM CIDADE IVOIRIENSE DE BOUAKÉ

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) -  Vários soldados não armados, alguns dos quais encapuçados ou cobertos de tinta branca, paralisaram a cidade de Bouaké, antiga capital da ex-rebelião no centro do país, que dividira  o país em dois, reclamando oficialmente pelo avanço nos salários e melhores salários.

"Durante dois dias, vamos paralisar as principais cidades do interior. Se não tivermos o que queremos, no terceiro dia, vamos atacar as instituições bancárias", ameaçou um funcionário baseado em Abidjan.
Estas ameaças parecem estar a ser executadas pois, desde o início da tarde de terça-feira última, soube-se que, em Abobo, uma comuna da cidade de Abidjan, ocorriam cenas similares às de Bouaké.
Carrancudos, os ex-combatentes integrados nas Forças Republicanas da Côte d'Ivoire e   postos em casernas no Campo Comando da comuna de Abobo, decidiram paralisar tudo.

Manifestaram no entanto a vontade de se reunir com o ministério ivoiriense da Defesa e expulsaram gendarmes que tentavam entrar no Campo.

O eixo conducente ao antigo campo de Akouédo, onde vários ex-combatentes estão hospedados, foi encerrado e foi também constada no local a presença das forças especiais na ponte De Gaulle ligada à ponte Houphouet-Boigny, no norte e no sul de Abidjan.

Cerca de oito mil ex-soldados da ex-rebeliâo das Forças Novas foram integrados entre 2009 e 2011 por ondas sucessivas, no efetivo do Exército regular, em conformidade com o Acordo Político de Ouagadougou.