terça-feira, 18 de novembro de 2014

PRESIDENTE INTERINO TOMA POSSE NO BURKINA FASO

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente interino do Burkina Faso, Michel Kafando, tomou posse terça-feira em Ouagadougou diante dos membros do Conselho Constitucional numa cerimónia solene de investidura.

A cerimónia de investituda decorreu na presença de representantes da delegação conjunta da União Africana (UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e das Nações Unidas, bem como do ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Mankeur Ndiaye, das missões diplomáticas acreditadas no Burkina Faso e duma multidão.

Depois da leitura do relatório de eleição do Presidente interino, Michel Kafando jurou, com a mão direita levantada, diante do povo burkinabe preservar, respeitar, fazer respeitar e  defender a carta da transição, a Constituição e as leis e tudo fazer para garantir a justiça a todos os Burkinabes.

Depois deste ritual, o Presidente do Conselho Constitucional, Albert Millogo, instalou nas suas funções o Presidente da transição como Presidente do Burkina Faso e o início do exercício das suas funções.

O Presidente do Conselho Constitucional lembrou ao novo Presidente da transição que deve fazer uma declaração escrita do seu património que será divulgada no Diário República do Burkina Faso.

No seu discurso, o Presidente Millogo lembrou ao Presidente Michel Kafando que se tornou depois desta cerimónia o Presidente de todos os Burkinabes sem exclusividade.

Millogo indicou ao novo Presidente que o futuro Governo, cuja nomeação é aguardada quinta-feira, terá como desafio a enfrentar o restabelecimento da confiança entre os Burkinabe, a segurança, a preservação da paz social, o desenvolvimento económico e social.

Desejando ao novo Presidente um mandato frutuoso cheio de êxito, o Presidente do Conselho Constitucional desejou igualmente soluções justas aos problemas e aos desafios com os quais o país está confrontado.

Depois de ser condecorado como Grande Mestre das Ordens Burkinabes, a mais alta distinção do país dando-lhe todos os poderes para governar, o Presidente Kafando tranquilizou num breve discurso que a autoridade que pretende encarnar será respeitosa da Constituição e da carta da transição.

Michel Kafando disse receber este cargo com muita honra, mas igualmente com "humildade de alguém que apenas está aqui que para um período de transição e a humildade de alguém que está consciente de que o poder que detém pertence ao povo".

"O nosso país não pode ser uma república das bananas", declarou advertindo que "nada será como antes" porque "a juventude e as mulheres burkinabes têm os olhos abertos".

O Presidente Kafando exortou o Conselho Constucional, depositário da lei fundamental, a fazer respeitar escrupulosamente a Constituição porque é um dever sagrado respeitar "a nossa Constituição".

Michel Kafando, de 72 anos, foi eleito Presidente interino segunda-feira no termo duma longa sessão de trabalho por um colégio de 23 membros, pondo termo a duas semanas de poder militar depois da partida do Presidente Blaise Compaoré, destituído por uma revolta popular após 27 anos de regime.


Leia também: Francofonia disponível a apoiar eleições no Burkina Faso