terça-feira, 18 de novembro de 2014

TÉCNICOS NACIONAIS DEBATEM DETERMINAÇÃO DO ESTATUTO DE REFUGIADO NA GUINÉ-BISSAU

Bissau – Os técnicos de diferentes instituições públicas e privadas ligadas em matéria de determinação dos estatutos de refugiado na Guiné-Bissau, reúnem a partir desta quarta-feira, 19 de Novembro, em Bissau, numa acção de formação na área, disse à PNN fonte da organização.
 
A iniciativa é da Comissão Nacional para os Refugiados e Deslocados Internos (CNRD), que se enquadra nas actividades conjuntas para o ano de 2014 entre esta instituição e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), com o objectivo de aumentar a capacidade de análise dos pedidos com que a CNRD é sempre confrontada por parte dos refugiados no país.

Com a duração de dois dias, o encontro decorre nas instalações do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) em Bissau, e vai contar com a presença dos técnicos do escritório do Senegal, Dakar.

Actualmente a Guiné-Bissau conta com mais de oito mil refugiados, cuja maioria se encontra na linha fronteiriça do norte do país e é proveniente da República do Senegal.