quarta-feira, 19 de novembro de 2014

GUINÉ-BISSAU DESTACA PROTEÇÃO AMBIENTAL EM CONGRESSO MUNDIAL

O facto de um quinto do território da Guiné-Bissau estar coberto por áreas protegidas está em destaque na participação do país no Congresso Mundial de Parques, que decorre até hoje em Sidney, Austrália, anunciou a representação guineense.
 
A presença da Guiné-Bissau está a cargo do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), entidade nacional tutelada pela secretaria de Estado do Ambiente e Turismo.
 
A classificação de área protegida alcançada «deve-se à participação das comunidades locais, através da denominada governação partilhada, que permite garantir o equilíbrio de poder» e proteger o meio ambiente, refere o IBAP em comunicado. «O princípio baseia-se na concessão de direitos de acesso prioritário às populações residentes nas áreas protegidas. Em contrapartida, o Estado controla as atividades e gere conflitos», acrescenta.
 
A estratégia de proteção ambiental da Guiné-Bissau foi apresentada num evento paralelo ao Congresso Mundial de Parques, no sábado, a par do envolvimento com parceiros no sentido de assegurar «o financiamento das ações de conservação através da criação de fundo fiduciário, a Fundação BioGuiné».
 
O IBAP desenvolve há 10 anos políticas e normas relacionadas com a conservação da biodiversidade nas áreas protegidas distribuídas pelo território guineense.
 
O congresso a decorrer em Sidney é organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), de que o IBAP faz parte. Fonte: Aqui