quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NUNO GOMES NABIAM PERSPETIVA CRIAR NOVO PARTIDO POLÍTICO

image
Fonte: odemocratagb.com

O ex-candidato presidencial, Nuno Gomes Nabiam, perspetiva lançar um novo partido político e beneficia de uma boa franja dos dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS). De acordo com as fontes do jornal “O Democrata”, a nova formação política será provavelmente lançada na cidade leste de Gabú, numa data por marcar.
 
Os preparativos para a criação do partido intensificaram-se mais na sequência da última reunião do Conselho Nacional durante a qual, os apoiantes do Nuno Gomes Nabiam viram chumbado o seu plano de provocar queda da atual direção do partido através de uma resolução que abrisse caminho a um congresso antecipado. Em jeito de réplica, os amigos do Nabiam querem agora posicionar-se no espaço público com novas cores.
 
As mesmas fontes acreditam que a futura formação política incarnará os valores que estiveram na base da criação do PRS e que a atual direção deixou cair. Segundo figuras ligadas ao projeto, as razões da criação do partido prendem-se igualmente com aquilo que consideram de “falta de abertura ao diálogo por parte da atual liderança do PRS bem como a ausência da oposição democrática no país”.
 
Contudo, uma fonte próxima da direção do partido conta a’O Democrata que os iniciadores do projeto partidário parecem estar a ponderar a decisão de avançar para o lançamento tendo em conta a real resistência de uma parte considerável dos militantes que querem preservar o legado de Kumba Yalá.
 
Entre as personalidades na fileira dirigente do projeto constam Fernando Gomes, Tibna Sambé Na Wana, Máximo Tenha Tchuda, Biaia Na Pana, Pedro da Costa. No partido, o assunto já mereceu análises e discussões. Sexta-feira passada, a direção do partido decidiu ordenar formas de respostas à iniciativa do grupo separatista, através de acções de informação e sensibilização a nível das bases.
 
Paralelamente a isso, adiatam as nossas fontes, a juventude do partido promove desde 15 deste mês conferências regionais com o objectivo de informar os militantes nas regiões sobre as linhas de orientação do partido cujos membros integram o atual governo dirigido por Domingos Simões Pereira.
P
or: Redação