terça-feira, 18 de novembro de 2014

TPI MARCA JULGAMENTO DE LAURENT GBAGBO PARA JULHO DE 2015


Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - A Câmara de Primeira Instância do Tribunal Penal Internacional (TPI) fixou para 7 de julho de 2015 a data de abertura do julgamento do antigo Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo detido por quatro acusações de crimes contra a humanidade, anunciou um comunicado da jurisdição penal.

A Procuradora do TPI, Fatou Bensouda, deve comunicar à defesa, o mais tardar a 6 de fevereiro de 2015, todos os documentos, elementos de prova e relatórios de peritos, bem como a lista das testemunhas e as provas naos quais entende basear-se durante o julgamento, precisa o comunicado.
Preso a 11 de abril de 2011, Gbagbo foi transferido para o TPI em Haia (Países Baixos) a 30 de novembro de 2011 e a 12 de junho último a Câmara Preliminar do TPI confirmou a maioria das quatro acusações de crimes contra a humanidade contra ele.

A 29 de outubro último, a Câmara Preliminar do TPI rejeitou o pedido de libertação provisória de Gbagbo por pelo menos três dias para lhe permitir assistir na Côte d'Ivoire às exéquias da sua mãe, falecida a 15 de outubro último.