quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DIA DA FACULDADE DIREITO DE BISSAU: 31 LICENCIADOS EM DIREITO RECEBEM SEUS DIPLOMAS

 

 
Trinta e um estudantes licenciados da Faculdade Direito de Bissau receberam na última quarta-feira seus diplomas de licenciatura. A cerimónia da entrega de diplomas serviu igualmente para a comemoração do vigésimo quarto aniversário daquele estabelecimento do ensino universitário reconhecido a nível nacional e internacional na formação de quadros.
 
A Faculdade Direito de Bissau, após 24 anos da sua existência em cooperação com a Faculdade Direito da Universidade de Lisboa, lançou no mercado de trabalho mais de 449 licenciados em Direito. Durante a semana comemorativa de 24 anos da faculdade, várias actividades são realizadas.

 Em representação do governo, o ministro da Presidência do Conselho dos Ministros, Baciro Dja disse na sua intervenção que a Guiné-Bissau orgulha-se muito com a cooperação existente entre a Faculdade Direito de Bissau e a sua congénere de Portugal, salientando que esta parceria entre as duas instituições permitiu lançar no mercado profissional mais de 400 licenciados em Direito.
 
Dja assegurou ainda que se vive no país o momento de afirmação de uma nova política, que de acordo com o governante, “está alicerçado no diálogo, na unidade nacional, na coesão social e não só, como também em firmes perseguições dos desígnos nacionais para a construção de uma sociedade plural de estabilidade democrática onde impere o primado da justiça, baseado no pleno respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”.
 
O ministro disse que o governo a que pertence está ciente de que o novo ciclo político que ora se inicia reclama sobretudo dos guineenses em geral e do Estado em particular a assunção das suas responsabilidades implícitas bem como uma maior mobilização, contribuição e responsabilização de todos os actores políticos nacionais e da sociedade civil.
 
“Temos a plena consciência da necessidade desta oportunidade ser devidamente aproveitada. Gostaria de assegurar a todos o empenho das autoridades guineenses, o executivo e demais instituições públicas, em trabalhar juntos para tornar realidade as legítimas as aspirações dos guineenses”, espelhou.
 
O Secretário de Estado do Ensino Superior, Fernando Augusto Gomes Dias afirmou que as instituições de formação do ensino superior se encontram na “lamaçeira”. Todavia, afirmou que a Faculdade Direito de Bissau constitui uma excelência no espaço académico da Guiné-Bissau.

 Informou por um lado que o executivo tem surpresas para o país e para as instituições do ensino, acrescentando que o executivo já fez algumas coisas para as instituições académicas
Para o representante dos licenciados, Welena da Silva, os seis que durou a formação foram dificeis mas gratificantes.“Cada um de nós, na sua particularidade, chorou, sofreu, passou noites em branco a preparar algum trabalho académico e até mesmo estudando a luz de vela para os testes ou para os exames escritos e orais”, sublinhou.
 
Por: Aissatu Só