domingo, 30 de novembro de 2014

NUNO GOMES NABIAM LANÇA PARTIDO POLÍTICO EM GABÚ

 
O ex-candidato nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam vai lançar oficialmente este domingo (30 de Novembro) um novo partido político no leste do país concretamente na cidade de Gabú. Uma fonte bem colocada contou a’O Democrata que o anúncio da nova formação política terá lugar em Gabú durante um evento que juntará militantes e simpatizantes oriundos de diferentes localidades.
 
A criação de uma nova força partidária tem suscitado movimentações internas dentro do Partido da Renovação Social (PRS) fundado por Kumba Yalá, principal apoiante da candidatura de Nabiam no passado escrutínio presidencial. Paralelamente, na altura o PRS decidira indigitar Abel Incada, empresário, como seu candidato no pleito que será vencido na segunda volta por José Mário Vaz contra Nuno Gomes Nabiam.
 
Depois das eleições, os aliados de Nuno Gomes Nabiam acusam a direcção de Alberto Nambeia de falta de abertura ao diálogo. A integração do PRS no governo do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira sem um mandato prévio da Comissão Política, orgão estatutariamente competente para o efeito, tem sido igualmente evocado como motivo de descontentamento no seio dos renovadores.
 
Contudo, uma fonte próxima da actual direcção do partido disse ao jornal O Democrata que estão em curso acções de sensibilização a nível das bases sobre a linha de orientação do PRS no actual contexto político do país. “Estamos a passar informações sobre aquilo que é a orientação do partido como forma de evitar tentativas de desinformação por parte de algumas pessoas. O nosso partido continua firme”.
 
Entre os apoiantes do novo partido político figuram os nomes de Juliano Fernandes, antigo director da campanha de Nabiam, e o advogado Armando Mango. Pedro da Costa, Máximo Tchuda, Biaia Na Pana, todos membros da Comissão Política do PRS são igualmente citados na lista.
Por: Redação