domingo, 16 de novembro de 2014

GRANDE ENTREVISTA_FODÉ MANÉ: “A JUSTIÇA É INACESSÍVEL NA GUINÉ-BISSAU. ATÉ UM MÉDICO PODE SER PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA”

image
O Presidente da Rede Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos, Fodé Mané, defendeu na Grande Entrevista a “O Democrata” que o nosso pais só iniciou agora, de facto, a construção do pilar da nossa justiça. Isso porque no passado as pessoas que foram recrutadas para serem juízes nos tribunais nacionais não tinham formação de base em ciências jurídicas e algumas tinham formação apenas com algumas afinidades com o Direito. Estudaram, por exemplo, a Criminologia, Investigação e Segurança.
 
É por isso, ainda nas suas palavras, que se integra na Lista dos antigos Procuradores da República e os antigos Presidentes Supremo Tribunal da Justiça pessoas não licenciadas em Direito. Até Médicos ocuparam as funções de Procurador-geral da República. O activista dos Direitos Humanos disse ainda que a Justiça no nosso país é inacessível porque os tribunais estão mal distribuídos. No seu entender, os tribunais deveriam ser distribuídos em todo o território nacional de acordo com a divisão político-administrativa. Leia a entrevista - odemocratagb.com