quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

DO INTERIOR NORTE DE MOÇAMBIQUE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, O PERCURSO DE FILIPE NYUSI

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
O novo presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, nasceu a 9 de fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda, na província setentrional de Cabo Delgado. Engenheiro mecânico
 
Maputo - O novo presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, emposssado esta quinta-feira, (15) após a sua eleição a 15 de outubro de 2014, nasceu a 9 de fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda, na província setentrional de Cabo Delgado. É casado com Isaura Ferrão Nyusi, com quem teve quatro filhos.
 
Cursou Engenharia Mecânica, na Academia Militar VAAZ de Brno, na República Checa, em 1990 (?), onde lhe foi conferido o título de mestre em Engenharia e galardoado com menção honrosa.
 
Filho de Jacinto Nyusi Chimela e Angelina Daima, ambos camponeses e combatentes da Luta de Libertação Nacional, ingressou nas fileiras da Frelimo,  partido no poder, em 1973, aos 14 anos de idade, antes de fazer uma preparação político-militar no Centro de Nachingwea, na Tanzânia.
 
Em 1974, concluiu os estudos primários, no Centro Educacional, em Tunduru, na Tanzânia.
Fez parte do grupo que representou os alunos do Centro Educacional de Tunduru, para abrilhantar a celebração da proclamação da Independência Nacional, a 25 de junho de 1975, no Estádio da Machava, em Maputo, proclamada pelo primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel.
 
De 1976 a 1980, frequentou a Escola Secundária da Frelimo, em Mariri, Província de Cabo-Delgado, onde concluiu o primeiro ciclo do ensino secundário.
 
Em 1982, concluiu o segundo ciclo, na Escola Secundária Samora Machel, na cidade da Beira, província central de Sofala.
 
Iniciou a sua carreira profissional na Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em 1992, em Nampula, onde, entre 1992 e 1993 foi operário e assistente do chefe de Serviço de Oficinas Gerais.
 
De 1993 a 1995 exerceu a função de director ferroviário e de 1995 a 2007 foi director executivo do CFM-Norte.
 
Em 1999 fez a pós-graduação, em Gestão Sénior pela Universidade Vitória, em Manchester, no Reino Unido.
 
Em 2003, pelo India Institute of Management (IMM), em Amadbad, Estado de Gujarat, na India, é certificado em Educação de Gestão.
 
Frequentou outros cursos e estágios profissionais, de curta duração, na Swazilândia, na África do Sul e nos Estados Unidos.
 
Foi docente, em regime de tempo parcial, na Universidade Pedagógica, em Nampula, no Departamento de Matemática, de 2002 a 2008.
Durante três anos, foi membro do Núcleo do Ensino Superior de Ciência e Tecnologia, na Província de Nampula.
 
Transferido para Maputo, exerceu as funções de Administrador Executivo da Empresa Portos e Caminhos de Ferro, no pelouro de Exploração Empresarial, de 2007 a 2008, altura em que foi nomeado ministro da Defesa Nacional.
 
Foi presidente do clube Ferroviário de Nampula, de 1995 a 2005, e levou o Clube à conquista do título de campeão Nacional, edição 2004. Fonte: Aqui