segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GUINÉ-BISSAU: ROBERTO INDEQUI VAI CONCORRER A BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS

Advogado Roberto IndequiBissau – Uma fonte da candidatura do advogado Roberto Indequi avançou à PNN sobre a sua candidaturaa Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau (OAGB). As eleições estão agendas para 24 de Janeiro.
 
Roberto Indequi vai concorrer, mesmo depois do anúncio da sua exclusão da corrida por parte da messa da Assembleia-geral deste órgão.

A fonte justificou a posição de Indequi com o facto de este não ter cometido nenhuma ilegalidade quando pagou a quota de alguns advogados, com o fim de permitir a sua participação no processo de votação.

«Desde a Constituição da República, à Lei eleitoral guineense, aos estatutos da ordem e ao regulamento eleitoral, não há nenhuma cláusula que defina que um candidato não pode pagar quotas aos seus associados, tal como acontece com os advogados estagiários», disse a fonte.

Por outro, a mesma fonte da candidatura de Roberto Indequi denunciou que os outros candidatos tiveram o mesmo procedimento de pagar quotas a outros elementos da organização para que possa votar, frisando que a única diferença é que a lista de Indequi pagou um valor mais elevado, na ordem dos três milhões de Francos Cfa.

«Qual é a diferença entre roubar em um gado bovino e roubar muitos gados», interrogou a fonte.

Na corrida ao cargo de Bastonário da Ordem de Advogados da Guiné-Bissau estão três pessoas. A candidatura de Roberto Indequi foi excluída na semana passada pela messa da Assembleia-geral, com base nas denúncias apresentadas e nas provas obtidas através do pagamento das quotas de outros advogados, seus apoiantes na corrida ao cargo da OAGB.
 
(c) PNN Portuguese News Network