quarta-feira, 30 de março de 2016

CÔTE D'IVOIRE: CONFLITO ENTRE CRIADORES DE GADO E AGRICULTORES CAUSA 19 MORTOS NO NORTE DO PAÍS


Abidjan - Os confrontos entre criadores peuls e agricultores, que eclodiram na passada quinta-feira, causaram 19 mortos dos quais um gendarme em Bouna, vila situada no nordeste da Côte D'ivoire, anunciaram esta terça-feira as autoridades ivoirienses, citadas pela AFP.

Um balanço anterior, segundo a mesma fonte, fazia menção de 17 mortos.    

"A calma já regressou, mas o balanço é de 19 mortos dos quais um gendarme, 41 feridos dos quais dois gendarmes", afirmou a ministra ivoiriense da Coesão Social e de Indemnização das Vítimas, Mariatou Koné.

Os confrontos provocaram igualmente a deslocação de "três mil pessoas oriundas da comunidade dos criadores peuls, sendo a maioria mulheres e crianças".

Essas pessoas refugiadas em diferentes pontos da vila receberam uma assistência humanitária, nomeadamente víveres e medicamentos.

"Apelo à calma e solicito a população a não se fazer justiça", disse a ministra Koné, acusando os "bandidos de aproveitarem da situação".

Fontes ligadas aos serviços de segurança acusaram os "dozos", caçadores tradicionais ivoirienses, "armados de kalachnikovs" de terem contribuido para à eclosão do conflito".  
Cerca de 900 homens das forças de defesa e de segurança foram desdobradas na vila para manter à ordem. Fonte: Aqui