Abidjan - Os confrontos entre criadores peuls e agricultores, que eclodiram na passada quinta-feira, causaram 19 mortos dos quais um gendarme em Bouna, vila situada no nordeste da Côte D'ivoire, anunciaram esta terça-feira as autoridades ivoirienses, citadas pela AFP.
Um balanço anterior, segundo a mesma fonte, fazia menção de 17 mortos.
"A calma já regressou, mas o balanço é de 19 mortos dos quais um gendarme, 41 feridos dos quais dois gendarmes", afirmou a ministra ivoiriense da Coesão Social e de Indemnização das Vítimas, Mariatou Koné.
Os confrontos provocaram igualmente a deslocação de "três mil pessoas oriundas da comunidade dos criadores peuls, sendo a maioria mulheres e crianças".
Essas pessoas refugiadas em diferentes pontos da vila receberam uma assistência humanitária, nomeadamente víveres e medicamentos.
"Apelo à calma e solicito a população a não se fazer justiça", disse a ministra Koné, acusando os "bandidos de aproveitarem da situação".
Fontes ligadas aos serviços de segurança acusaram os "dozos", caçadores tradicionais ivoirienses, "armados de kalachnikovs" de terem contribuido para à eclosão do conflito".
Cerca de 900 homens das forças de defesa e de segurança foram desdobradas na vila para manter à ordem. Fonte: Aqui
Cerca de 900 homens das forças de defesa e de segurança foram desdobradas na vila para manter à ordem. Fonte: Aqui