quarta-feira, 23 de março de 2016

EGITO CONDENA ESCRITOR À PRISÃO POR «DESCRIÇÕES VULGARES DA SEXUALIDADE»

Ahmed Haji é um escritor egípcio de 29 anos. Acaba de ser condenado a dois anos de prisão, por «descrições vulgares da sexualidade» no seu último livro, Os usos da vida (em tradução livre). A obra foi publicada pela Dar Al-Tanuir, uma editora libanesa, e também por uma revista do Cairo, a Ajbar Al Adab, em agosto de 2014. E a partir daí a vida do autor nunca mais foi igual.
 
O livro aborda a vida dos jovens no Egito, não esquecendo temas como álcool, drogas ou sexo. Alguém, de forma anónima, fez uma denúncia à polícia depois de o ler. Disse que a leitura lhe provocou quebra de tensão e palpitações, tendo por isso colocado em risco a sua saúde ou mesmo a sua vida. Bastou isto para Haji ser detido, acusado e condenado.
 
Após pressão mediática e política, o processo voltou aos tribunais, mas a Justiça egípcia insistiu na tese de que «as descrições vulgares da sexualidade» criadas pelo autor são «uma doença que destrói os valores da nossa sociedade». A pena já está agora decidida: o escritor vai passar dois anos na prisão.
 
O seu advogado avançou com um novo recurso, enquanto Haji continua preso. Fonte: Aqui