sexta-feira, 18 de março de 2016

ENSINO PÚBLICO: SINDEPROF AMEAÇA COM NOVA GREVE DE 10 DIAS

Bissau,  18 Mar 16 (ANG) -  O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF),promete entregar ainda hoje ao governo um novo Pré-Aviso de greve para ser cumprido entre os próximos dias 04 e 15 de Abril.

Em conferencia de imprensa realizada hoje, o Presidente do SINDEPROF  acusou o executivo da falta de vontade para cumprir o acordo assinado com o sindicato.

Laureano Pereira da Costa qualificou a vaga de greve de 09 dias que hoje termina de positivo porque, na sua opinião, o sindicato conseguiu paralisar totalmente o sector de ensino em todo o território nacional.

"Isso demonstra a determinação dos professores de lutar pelos seus direitos", disse tendo lamentado o facto do patronato não ter convocado o sindicato para encontrar solução ao diferendo.

O sindicalista acusou o executivo de ter "governantes insensíveis" que não se dignam a resolver assuntos ligados ao sector de ensino, e de  “estarem a matar os professores de uma forma lenta”.

Aquele sindicalista afirmou que, enquanto os pontos acordados no Memorando do Entendimento assinado entre as partes no dia 31 de Outubro de 2015, não forem compridas, as greves vão continuar no sector do ensino.

Entre outros pontos acordados entre as partes está a da aplicação dos Estatutos da Carreira Docente, harmonização de letras dos professores oriundos de deferentes Centros de Formação, efetivação, pagamento de retractivos, o pagamento de três meses aos professores novos ingressos e contratados recentes.

No Pré-Aviso a ser entregue hoje, o SINDEPROF exige o cumprimento integral do Memorando assinado em 2015, aumento de salário à todos os professores com um salário mínimo de 162 mil francos CFA, conclusão do pagamento de 12 meses de diuturnidade e retractivos aos professores, entre outros. 

ANG/MSC/JAM/SG