domingo, 27 de março de 2016

GUINÉ BISSAU SOB ESCRUTÍNIO INTERNACIONAL

Por, RFI
A  longa crise  que  afecta a Guiné Bissau  começa a inquietar  fortemente a comunidade internacional  e  em particular as organizações continentais e regionais como a União Africana, a CEDEAO( Comunidade  Económica para o Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental) e a UEMOA.    
Preocupada com a situação de crise política duradoura na  Guiné Bissau, a  Comunidade Internacional  multiplica os contactos visando um desfecho para a  mesma, que  tem provocado a estagnação do   progresso económico do país da África Ocidental. A UEMOA(União Económica e Monetária da África Ocidental) à semelhança do Conselho de Segurança da ONU,da União Africana e da CEDEAO  enviou uma delegação à Bissau com o objectivo de se inteirar sobre a situação no país. 
Marou Amadou , emissário especial do Chefe de Estado do Níger  e  presidente  em  exercício  da UEMOAO, Mamadou  Youssouf,  entregou ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, uma missiva cujo conteúdo não revelou e transmitiu um convite ao Chefe de Estado guineense para visitar a República do Níger.
Amadou, actual  Ministro da  Justiça do Níger  avistou-se com  o Presidente José Mário Vaz  em Calequise, terra natal do dirigente guineense, situada  à 100  kms da  capital Bissau. A  UEMOA  tem  acompanhado  a  crise despoletada em 12  de Abril de 2012  na Guiné Bissau  e  alertado as autoridades do  país para a  sua incapacidade  em  absorver  o montante de 35 mil milhões de francos CFA,  postos à disposição pela  organização no âmbito do Fundo Regional integrado, dos oitos países membros da  zona monetária CFA.