sábado, 19 de março de 2016

REFERENDO PARA REVER CONSTITUIÇÃO SENEGALESA

media
 
Os senegaleses votam amanhã, 20 de março, no referendo sobre a revisão da constituição, que prevê nomeadamente a redução do mandato do Presidente de 7 para 5 anos, com o país dividido ao meio entre defensores do SIM e do NÃO. 
 
Tem lugar este domingo, 20 de março, o referendo sobre a revisão da constituição do Senegal, cujo um dos principais pontos é a redução do mandato do chefe do estado de 7 anos para 5 anos e com direito a apenas dois mandatos presidenciais seguidos.
 
A campanha decorreu num clima de muita tensão e violência entre os defensores do SIM e aqueles que defendem o NÃO ao referendo que prevê outras reformas políticas e sociais no país.
 
O referendo desejado pelo presidente, Macky Sall, surge agora como uma espécie de defensores e adversários contra a sua pessoa, com acusações de corrupção, tráfico de influência e desinformação e mesmo cenas de violência, num país, apresentado como modelo de democracia em África.
 
Uma violência que ainda, esta sexta-feira, provocou em Dacar, ferimentos em 3 pessoas e o incêndio de 3 viaturas, conforme, nos diz, o nosso correspondente, em Dacar, Cândido Camará. RFI-Ouvir