quinta-feira, 24 de março de 2016

DENIS SASSOU N´GUESSO REELEITO PRESIDENTE DO CONGO

O Presidente do Congo, Denis Sassou N’guesso, foi reeleito à primeira volta, estendendo os seus 32 anos no poder, informou esta quinta-feira o ministro do Interior.

Raymond Zephyrin Mboulou anunciou os resultados na televisão pública às 03h30 (mesma hora em Luanda), indicando que N’guesso teve 60% dos votos, na sequência das eleições de domingo.

Ontem, quarta-feira, dois candidatos da oposição rejeitaram os resultados parciais que davam N’guesso como vencedor, com 67% dos votos.

O atual chefe de Estado foi reeleito após uma alteração da Constituição que permitiu a sua candidatura. Os eleitores, chamados às urnas para eleger o primeiro Presidente de uma nova república instituída pela alteração da Constituição, escolheram entre nove candidatos.

Nas eleições de 2002 e 2009 Denis Sassou Nguesso obteve 90% e 78% dos votos, respetivamente, em escrutínios boicotados pela oposição. Desta vez, após ter tentado em vão impedir a mudança da Constituição, a oposição decidiu na sua maioria participar nas eleições.

A nova lei fundamental, que acabou com a limitação dos dois mandatos presidenciais, entrou em vigor em novembro, após a sua aprovação por referendo, no que a oposição classificou de «golpe de Estado constitucional». Fonte: Aqui