terça-feira, 22 de março de 2016

NÍGER/ELEIÇÕES: PRESIDENTE MAHAMADOU ISSOUFOU REELEITO COM 92,49 PORCENTO DOS VOTOS

 
Niamey - O chefe de Estado nigerino cessante, Mohamadou Issofou, 64 anos, foi reeleito com 92,49 porcento dos votos durante a segunda volta das presidenciais de domingo, num escrutínio boicotado pela oposição, anunciou esta terça-feira a Comissão eleitoral independente, citada pela AFP.
 
O seu adversário, o opositor Hama Amadou, 66 anos, em detenção desde Novembro e que foi evacuado da sua prisão para um hospital parisiense a 16 de Março, colheu 7,52 porcento dos sufrágios.
 
A taxa de participação, principal motivo da votação boicotado, alcançou 59,79 porcento, contra 66,8 porcento na primeira volta, segundo a Ceni.
 
A coligação da oposição para a Alternância (COPA 2016), tinha anunciado antes da proclamação dos resultados que não os reconheceria.  
 
Segundo a coligação, a participação foi muito fraca, estimado em 11,05. A COPA felicitou-se pelo  sucesso da sua palavra de ordem de boicote denunciando o "desvio" das urnas.
 
O presidente Issoufou inicia o seu segundo mandato à frente desse país oeste-africano de 18 milhões de habitantes entre os mais pobres do mundo, num ambiente político tenso.
 
Fonte próxima do poder e da oposição, as negociações começaram entre os dois lados campos para sair da crise política no país, que conheceu vários golpes de Estado.
 
Issoufou tinha acabado de perder a vitória na primeira volta recolhendo 48,43 porcento contra 17,73 de Amadou, que tinha feito campanha a partir do seu bastião. Fonte: Aqui