quinta-feira, 24 de março de 2016

BRASIL TEM PIOR REGISTO MUNDIAL DE HOMICÍDIOS

O Brasil registou 59,5 mil mortes violentas em 2014, um valor recorde na história brasileira, e é o país com o maior número absoluto de homicídios no mundo, segundo o Atlas da Violência 2016, divulgado esta terça-feira.

Os números da pesquisa, resultado de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Económica e Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), equivalem a uma taxa de 29,1 mortes por 100 mil habitantes. Segundo os autores do estudo, «este é o maior número de homicídios já registado e consolida uma mudança no nível desse indicador, que se distancia do patamar de 48 a 50 mil homicídios, ocorridos entre 2004 e 2007, e das 50 a 53 mil mortes registadas entre 2008 e 2011».

O relatório destaca que «estas mortes representam mais de 10% dos homicídios registados no mundo e colocam o Brasil como o país com o maior número absoluto de homicídios». «A partir de 2008 parece que se alcançou um novo patamar no número de mortes, que tem evoluído de maneira bastante desigual nas unidades federativas e microrregiões do país, atingindo crescentemente os moradores de cidades menores no interior do país e no Nordeste, sendo as principais vítimas jovens e negros», lê-se no relatório.

Os dados mostram ainda que um baixo nível de escolaridade e uma pior situação socioeconómica também são fatores determinantes para um maior risco de morte violenta. Fonte: Aqui