quinta-feira, 17 de março de 2016

SENADO NIGERIANO CHUMBA LEI SOBRE IGUALDADE DE GÉNERO E OPORTUNIDADES

O Senado nigeriano está a ser «condenado» após rejeitar uma proposta de lei que tinha como objetivo eliminar «todas as formas de discriminação» contra as mulheres. Os ativistas consideram que a lei promoveria a igualdade feminina nos casamentos, nas heranças ou na educação.

Alguns senadores mostraram-se contra esta medida, dizendo que a Lei do Género e da Igualdade de Oportunidades não seria compatível com a cultura e as crenças religiosas da Nigéria. Outros disseram que a Constituição já assegura os direitos de toda a gente.

No Islão, as mulheres recebem apenas metade da herança dos seus maridos, e seria inaceitável que alguém mudasse isso com uma lei, disse um senador muçulmano à BBC. Um outro, cristão, também citou algumas passagens da Bíblia que impedem a lei em causa.

A decisão do Senado foi, como já referido, alvo de muitas críticas. Bukky Shonibare, ativista pelos Direitos Humanos, disse que foi um dia muito triste para as mulheres nigerianas. «Mostra o quanto estamos atrasados e quanto fazemos questão de perpetuar as nossas crenças religiosas e culturais obsoletas», disse. «Cada senador que votou contra esta lei devia cobrir o seu rosto de vergonha», disse por sua vez a conhecida atriz nigeriana Uche Jombo. Fonte: Aqui