Ouvidos hoje pela Agência de Notícias da Guiné (ANG) os sub-diretores dos três liceus, nomeadamente Justino João Có, Fátima Sonco e Calitos Nalama foram unânimes em dizer que cabe ao Ministério da Educação indicar a nova data para as provas.
Informaram que os exames globais tinha sido marcados para o dia 04 de Julho, mas devido as greves que afectaram o normal funcionamento do sector do ensino guineense em cerca de três meses, não vai ser possível fazer provas nessa data.
Contudo, os Sub-diretores do Liceu Rui Barcelos da Cunha Justino Có e do Agostinho Neto Fátima Sonco garantirem que as aulas vão continuar até ao final do corrente mês.
“Estamos há espera que o Ministério da Educação designe a data para a realização de provas”, informou a sub- directora do Liceu Agostinho Neto.
Esta opinião foi partilhada pelo sub-diretor do Liceu Nacional Kwame Nkrumah Carlitos Nalama.
Em relação a realização de avaliações contínuas, os alunos dos três liceus nacionais inqueridas confirmaram o facto.
Mas a situação é diferente, por exemplo, no Liceu Agostinho Neto, segundo o aluno do 11º ano, Nicásio Mustácio, a maioria dos professores marcaram trabalhos para esta sexta-feira e a próxima semana.
No Liceu, Rui Barcelos da Cunha, conforme a aluna de 7ª classe Nolbes Mária da Silva, as avaliações já decorrem mas a maioria dos professores ainda não marcou a data para sua realização( trabalhos práticos e chamadas escritas e orais).
No Liceu Nacional Kwame Nkrumah alguns níveis já terminaram as suas avaliações, é o caso da oitava classe. ANG/LPG/SG