domingo, 19 de junho de 2016

MANELINHO REELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GUINEENSE DE FUTEBOL

image
Manuel Irénio Nascimento Lopes (vulgo Manelinho) foi reeleito hoje, 18 de Junho 2016, presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no Congresso por um mandato de quatro anos.
 
No universo de quarenta e sete delegados, trinta e dois votaram a favor de Manelinho e quinze optaram pela figura de Bubacar Conté, que até a última época desportiva liderou a Liga Guineense dos Clubes de Futebol.
Antes do início da votação registou-se situações de disputa de representação, ou seja, direito de voto para clubes que se fizerem representar por dois delegados no ‘conclave’. Os exemplos são os casos da associação dos árbitros, o Grupo Desportivo e Recreativo de Quelélé e Futebol Clube de Canchungo.
image
Na primeira volta, no universo de 47 delegados com direitos a votos, o presidente cessante obteve vinte e nove votos; Bubacar Conté treze votos; Caíto Teixeira cinco votos; Augusto Viegas teve apenas um voto e Inum Embaló desistiu sob um pedido de impugnação antes mesmo do ato de votação começar.
Já na segunda ronda, Manelinho teve mais três votos, somando 32 e seu opositor Bubacar Conté subiu mais dois votos, somando 15 votos. Com o esse triunfo Nascimento Lopes terá uma nova oportunidade de fazer mais quatro anos na liderança da FFGB.
O conclave do desporto-rei guineense contou com um forte aparato de forças de segurança na sede da FFGB no Alto Bandim.
image
Depois de anúncio dos resultados, o presidente reeleito disse a’O Democrata que é o futebol guineense quem saiu a ganhar e promete estar disponível a trabalhar com os seus concorrentes à liderança da federação de futebol.
Bubacar Conté, candidato derrotado na segunda volta disse não reconhecer os resultados do escrutínio e considera que “não perdeu”.
Por seu lado, Inum Embaló um dos vice-presidente demissionário da direção cessante, que nem chegou a participar no ato votação, disse ter pedido os clubes para não votarem na sua lista devido a pedido de impugnação interposto, invocando a violação do estatuto.
Embaló considerou que houve situação de falsificação de certificado de habilitação literária do candidato reeleito ao cargo do presidente da FFGB. Prometeu acionar mecanismos legais para impugnar esse ato eleitoral.

Por: Sene Camará/Alcene Sidibé
Foto: Mamadú Camará
odemocratagb.com