A terceira sessão ordinária da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular (ANP) é retomada esta terça-feira, 14 de junho de 2016, anunciou em comunicado a mesa da ANP.
Segundo a mesma nota, a retoma dos trabalhos acontece depois de uma “reunião alargada” dos líderes dos grupos parlamentares, na qual se deliberou por “unanimidade” dos membros presentes o encerramento da sessão que havia sido suspensa, devido a falta de entendimento em relação à aprovação da agenda dos trabalhos.
Na altura, as duas formações partidárias com maior representação no parlamento se desentenderem quanto à ordem do dia.
O Partido da Renovação Social, líder da oposição guineense [com 41 dos 102 deputados que constotuem o hemiciclo], reclamava discussão e aprovação da agenda, enquanto PAIGC defendia contrário, isto é, que as “questões prévias” ligadas ao estatuto na Assembelia Nacional Popular dos 15 deputados expulsos do partido fossem esclarecidas primeiro.
“São convocados todos Deputados da Nação, de que a IIIª Sessão Ordinária da IX legislatura será retomada na próxima terça-feira, dia 14 de junho de 2016, pelas dez horas, no hemiciclo da ANP, com vista ao seu encerramento, por inalteração das razões subjacentes a sua suspensão e pelo decurso do prazo constitucional”, lê-se ainda na mesma nota assinada pelo Presidente da ANP, Cipriano Cassamá.
No comunicado datado de dez de junho, na possse de O Democrata, não está nítido se agenda anterior será objecto de alteração ou não.
Por: Filomeno Sambú