terça-feira, 14 de junho de 2016

ONU: EMBAIXADOR GUINEENSE EXORTA A COMUNIDADE INTERNACIONAL PARA NÃO ABANDONAR A GUINÉ-BISSAU

Embaixador João Soares da Gama, Representante Permanente da Guiné-Bissau nas Nações Unidas
GBissau (Nova Iorque, 14 de Junho de 2016) – O Representante Permanente da Guiné-Bissau nas Nações Unidas pediu ao Conselho de Segurança para não abandonar a Guiné-Bissau.
 
O Embaixador João Soares da Gama fez este apelo durante uma sessão de consultas sobre o país que teve lugar esta terça-feira no Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque.


 Para o diplomata guineense, “o país está praticamente paralisado, as pessoas estão sofrendo, e todo o mundo está apreensivo aguardando pela decisão da Suprema Corte e a visita dos três chefes de Estado da sub-região.”


Com esta afirmação, Soares da Gama parece estar a dar indicações da existência de mais recurso do (PAIGC) junto ao Supremo Tribunal da Justiça sobre a “inconstitucionalidade” desta última nomeação do novo primeiro-ministro guineense, Baciro Djá. Entretanto, a GBissau não está em condições de confirmar se de facto existe mais um caso junto à instancia superior da justiça guineense.
 
Paralelamente, o Representante Permanente da Guiné-Bissau nas Nações Unidas exortou esta organização internacional para coordenar todos os apoios no sentido de levar a “estabilidade para o país que desesperadamente precisa dela para voltar ao funcionamento normal e para que ele possa recuperar a sua confiança” junto aos doadores.
 
Por último, João Soares da Gama pediu à ONU e aos outros organismos internacionais para continuarem empenhados em ajudar a consolidar as instituições da Guiné-Bissau em base de um diálogo aberto e franco. Para o Embaixador guineense, é preciso evitar o “agravamento das crises que podem complicar a situação humanitária e aumentar ainda mais o sofrimento contínuo da população”.